quinta-feira, 3 de março de 2016

Coisas ruins que presenciei ou já vi no Brasil...

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês sabem as coisas ruins do Brasil?
Atualmente essa é a pergunta mais fácil de ser respondida.

Abaixo farei a minha lista de coisas ruins, que não gosto no Brasil e algumas situações que aconteceram (e acontecem) no Rio de Janeiro.

Compare com as suas para usar como meta do que devemos mudar.

Coisas que considero ruins e que tenho a certeza de que precisa ser mudado:




  • Começo com: um conhecido meu veio questionar porque não faço um canal, para ser mais conhecida e porque as pessoas não parariam para ler textos que poderiam ser apresentados em forma de vídeos. Não, se a pessoa realmente quer saber, que leia. Tem muita coisa na vida que eu não gosto, mas às vezes tenho que fazer porque é NECESSÁRIO! 
  • Dificuldade de leitura. Não falo de analfabetismo, falo das pessoas que ODEIAM ler. Na semana que o texto do Mark bombou na internet eu postei no blog o texto dele e uma pessoa bem distante me disse que não leria o texto por ser grande demais. Acho que foi preciso alguém pegar este texto e ler durante a gravação de um vídeo, pois essa pessoa mesma sabia que a maioria não daria bola por se tratar de um texto grande. As pessoas precisam aprender que não importa se o texto é grande ou pequeno, ler é importante, ainda mais um texto que é impactante. Só que muita gente prefere ler lixo, prefere nem ler [que é pior ainda], prefere errar "mas" de "mais", escrever "com migo" e muitos outros que dá dó de escrever;
  • Não incentivam os cidadãos a estudarem e muito menos investem no povo. Esse sistema lixo, que acha engana o povo e faz ficarem com as migalhas. Enquanto comem caviar, riem do povo e ficam em hospitais caros, o povo tem que esperar horas e horas por uma consulta que nem vai acontecer porque o médico faltou ou porque estão em falta de materiais ou porque a demanda é grande e nao tem mais espaço para todo mundo ou TODAS AS OPÇÕES;
  • A violência é uma das piores coisas que o Brasil tem a "oferecer". Você não pode sair na rua a qualquer hora do dia, que você pode ser assaltado, ferido ou morto - fora quando tem mais de uma opção, como latrocínio, roubo seguido de morte;
  • Pior, ou melhor dizendo, não há retorno nos impostos pagos pela população. Andar e dirigir em ruas cheias de buracos, falta de sinalização, pessoas que morrem nos hospitais por descaso. (não coloco "e" porque a lista é imensa);
  • Pessoas que reclamam sobre as pessoas que questionam determinado político.

    Exemplo: Questionar a falta de água com o Presidente da República ou reclamar que o nosso Estado não está pagando um determinado órgão municipal ou federal. Se eu quiser reclamar com o Presidente da República, é um direito meu (apesar que não apoio NEM UM POUCO este sistema de Governo) exigir ao "cabeça" por não estar havendo determinada ação no meu estado ou bairro. Só sabem falar que fulano não pertence ao partido ou jogam culpa em gente nada a ver. Afinal, o dinheiro que chega ao Governador, prefeito não vem do céu e nem pelo Papai Noel, concordam?;
  • Monopólio! Falta de opção; não podemos escolher as empresas que nos fornecerão serviços [exceto alguns casos e mesmo assim não são tão bons assim]. Se tem duvida: mandou chegou? ;) (essa é mole, só tem uma!);
  • ALGUMAS pessoas [não todos, mas isso é raro de se ver] que têm um estabelecimento próprio, dono de uma loja, administrador de alguma empresa, não faz investimentos. Imagina você ganhar um valor alto todo mês ou até mesmo por dia e não usar uma parte do lucro pra investir em outra coisa que é necessária para a empresa crescer mais ainda.

    Para ficar mais claro deixo um exemplo que vi recentemente,

    > Um shopping que está se destruindo com o tempo devido às tempestades, causando goteiras. O dinheiro que o dono deste estabelecimento ou a empresa que administra não quer "perder" o dinheiro de lucro pra investir em melhorias e nem inovar e atrair mais pessoas. BURRICE!
    > Existe uma determinada empresa ferroviária [monopólio rs] no Rio de Janeiro. Sempre que eu uso esse meio de transporte e chego na estação principal ouço na propaganda "Mais de 500 mil por dia", já imaginou fazer a multiplicação do valor pago por esse número [que pode até ser maior] de pessoas que utilizam essa empresa? Eu já fiz isso com apenas um dia, uma decepção. A empresa descumpre os horários, está sempre com atrasos e quando chove vira um trem marinho; Não aumentam as frotas, as composições ficam extremamente lotadas. Fica tão cheio que é impossível não ser assediado. Ah e por falar em assédio ...
  • "Ah, o trem tá cheio, que bom que existe o vagão feminino". Oi? Vagão feminino? Gente, para que isso? [eu sei que é por causa de assédios e tal, dã!] Não é melhor todo mundo se respeitar? E mesmo que exista esse vagão, você acha que alguém respeita? Não respeitam nem em vagão comum, o que dirá o feminino. O que mais tem em vagão feminino, é homem, até aparecer um funcionário que o expulse e na próxima estação eles voltam de novo e ficam olhando para a mulherada parecendo picanha na brasa.
  • Este item não é generalizando, é um fato que muita gente que viajou lá pro exterior (que eu conheço) já comentou comigo: HONESTIDADE! Aqui no Brasil acontece [como Mark deixou claro em seu texto] muito o "jeitinho brasileiro", aquilo de fazer por fazer, fazer mal feito ou pior, fazer os outros de otário.

    Exemplos

    > Em um 'belo' dia: estava no banco no caixa eletrônico e estava uma fila enorme [umas 8 pessoas na frente] e tinham poucas máquina funcionando [como citado no ponto anterior, sobre investir: o banco não fornece máquinas funcionando, só sabem cobrar tarifas disso e daquilo], tinham dois homens atrás de mim que tiveram a CARA DE PAU de furar a fila. A menina, que seria a próxima, chegou até a eles e reclamou que estavam errados em furar a fila e que era uma 'sacanagem' já que ela estava na hora do almoço e tentou pedir com toda gentileza para que ele saísse. Eles saíram? Olharam pra ela e um deles disse que seria rápido, foi tão rápido que eu fui embora e eles ficaram lá.

    > Estava na fila do banco [oh praga] e tinha um rapaz todo enrolado em uma das máquinas e tinha uma mulher com pose arrogante [ela seria a próxima e eu estava atrás dela], esse rapaz estava tão enrolado pagando contas que assim que saiu do caixa a mulher já sabia que ele tinha esquecido um envelope em cima da máquina e o que ela fez? Não é difícil. Ela pegou e colocou na carteira dela, uma nota de 50 reais. Não tinha UM que não olhasse pra cara dela de nojo e nem deu tempo de chamar o cara porque ele saiu voando e a atitude dela deixou todo mundo atônito. Legal, né?;
  • Aquela sensação de tensão que você está andando calmamente pela calçada e do nada você dá escorregão, quase cai na rua e poderia ter quebrado a cara ou uma perna por pisar num cuscuz que jogaram no chão e você não viu [SIM, UM CUSCUZ!]. Quem nunca, andando por aí e sempre nota a quantidade horrorosa de lixo no chão? Para que isso, alguém me explica? Na casa dessas pessoas que jogam lixo no chão é tudo sujo? Ah, esqueci, é pra manter emprego de gari! [que coisa mais ridícula e sem noção].
  • Ai meu deus, eu estou com pressa, qual desses escolho: escada rolante ou escada comum? Escada comum! Sim, essa é a lógica das pessoas que ficam irritadas com as pessoas que andam na escada rolante seja para subirem ou descerem, mesmo estando em movimento. Qual o problema, dificuldade que as pessoas têm de manter o lado esquerdo vazio para aqueles que não querem esperar e não querem perde muito tempo em subir [que é até mais rápido]? E quando aparece um indivíduo e fica parado NO MEIO da escada rolante? Dá vontade de ser grosso, ignorante... mas somos melhores do que isso, correto? O jeito é pedir gentilmente a licença e ainda receber [que eu ja vi isso] uma resposta: Tá com pressa, vai pela normal! (sabe aquela escada que você sobe, sem mecanismo nenhum, que quando você está em determinado lugar e vê que será mais rápido ir por ela do que pela rolante, já que NINGUÉM dá espaço para quem quer descer ou subir em movimento? Então, é ela!);

  • "Ai, lá vem os velhos! Aff". Quem nunca viu uma pessoa [ou mais] fingir que está dormindo ou até mesmo ter a cara de pau só para não dar lugar aos preferenciais? É muito raro eu sentar no preferencial, me sinto mal, sinto que estou infringindo alguma lei. O aviso diz PREFERENCIAL e não reservado. Quer sentar? Não tem problema algum, nenhum mesmo, mas quando aparecer alguma grávida, qualquer cidadão com criança no colo, idoso, cadeirantes e o que for... aquele assento é o mais recomendado para eles sentarem. Sabe por quê? Porque normalmente ficam próximos da porta, para quando eles descerem não correrem o risco de se machucarem com o movimento do transporte (porque só tem motorista "atencioso", gente). Tive que ler de um adulto de que essa "estórinha" de lado esquerdo é coisa de Paulista, não sabia que Londres ficava em SP.  kkk (falo isso assisti um vídeo no facebook sobre esse assunto);
  •  Shiiiu!Silêncio, queremos dormir! Sabe aquele momento em que dá 22h e seu vizinho ou uma loja próxima liga o som no último volume? Sua casa treme, as coisas saem do lugar e você fica tampando seus ouvidos com um travesseiro? É, acontece muito por aqui. Parece coisa, ninguém respeita o horário entre 22h e 7h. Eu não me importo muito com som alto, mas respeitar o sono das pessoas é bom demais. Quer ouvir um som, põe um fone ou usa um outro horário. Todo mundo agradece;


Quem não gosta de tecnologia? Eu particularmente adoraria ter um bom celular, que supra as minhas necessidades, eu sou um ser humano, né? Não vejo problema algum uma pessoa ter certas vontades e desejos. Com todas essas coisas acontecendo eu abro mão facilmente de certas coisas só para não ter dor de cabeça. Por exemplo: eu não compraria [se me dessem um eu nem sairia de casa com ele] um iPhone ou qualquer outro celular que seja parecido ($$). Eu sei que é extremamente errado chegarmos para alguém e dizer: "Nossa, 'fulano', você é louco de ter um celular desses". Bem, ele não está errado, o errado é aquele que deixa a situação chegar ao extremo, de não podermos ficar na rua a hora que quisermos, seja dia ou noite, de atender uma ligação ou mandar uma mensagem. Não podemos esquecer que o culpado disso não está nem aí (políticos!).

Fiquem sabendo, estou levando duas semanas para escrever esse "pequeno texto". Sempre que falo "opa, acabei" aparece mais um detalhe que deixei passar ou surge algo novo. O papo da vez é: essa semana (estou escrevendo, a partir desse parágrafo, no dia 03/03) encontrei pelo Facebook uma página que publica vídeos de furtos e roubos na cidade do Rio, sendo mais em específico no Largo da Carioca. Achei "incrível" a quantidade de vítimas que são roubadas e se você perceber, pelos mesmos adolescentes e crianças, que deveriam estar na escola, aprendendo, estudando e querendo ser alguém na vida. Eles andam pelas ruas do centro procurando vítimas, pessoas que usem cordões, celulares no bolso, bicicletas e até mesmo relógios. Puxam até que seu pescoço caia, pode parecer ridículo escrever assim, mas é a realidade, não estão nem aí se vão matar alguém arrancando um cordão à força. O pior disso tudo é a palavra que nunca vi em ação: PUNIÇÃO. Estamos presos em nossa própria liberdade! Assim como falei no parágrafo anterior, de não podermos usar celulares nas ruas (ouvir gente nos chamando de otário, porque deu mole). Otário somos nós, todos cidadãos que têm que se submeterem a tal violência, abaixarmos a cabeça, morrer de medo de crianças que deveriam respeitar os mais velhos e a lei (como qualquer um).

Por que é mais errado vender coisas na rua (camelôs) do que roubar? Para quem não sabe, no Rio de Janeiro [em toda parte, só que sobre esse assunto, em especifico, no Centro da cidade] está acontecendo uma guerra não declarada. Pessoas são assaltadas todos os dias por ladrões, quando são pegos voltam para as ruas porque são menores e a lei não contribui para isso. O tema "redução da maioridade penal" é um assunto delicado de ser debatido, pois as pessoas confundem muito as coisas. Sei que a partir do momento em que a pessoa tem noção de escolha, ela tem sim uma noção do caminho que ela quer seguir, se é estudando, se esforçando ou ir para o caminho errado. Tudo na vida é uma opção, tendo ajuda ou não de terceiros. 

Com o passar no tempo noto o quanto essa situação está caótica! Crianças que deveriam estar na escola estão nas ruas roubando e machucando pessoas inocentes. Aquele tal papo de defender as crianças eu só compreendo pela dor da mãe, a dor da família, apenas. Nós escolhemos nossos caminhos por nossas atitudes, tendo a mente amadurecida ou não. Aprendemos com erros, só que acho que errar porque você escolheu trocar de emprego e não foi o que te agradou ou ter escolhido determinado curso na faculdade é totalmente diferente de ser correto e respeitar as leis (consequências).

Ai entra: O PROBLEMA DO BRASIL É O BRASILEIRO. O GOVERNO NADA MAIS É DO QUE O REFLEXO DO SEU POVO.

Uma outra coisa que me IRRITA PROFUNDAMENTE: vou em determinado lugar e escuto: "Nosso serviço caiu, senhora". Legal, às vezes você tira seu dia para fazer isso ou porque está realmente precisando resolver, urgentemente.

Exemplo: Adivinhem! Isso mesmo, BANCO! Em um ano desses ai fiquei numa luta danada para conseguir abrir uma conta. O que mais vi eram "fora do ar" e "você não tem cartão de credito que tenha seu nome para eu abrir a conta?". Caramba, esses bancos são uma droga hein, sempre dão desculpas e enrolam as pessoas para benefício próprio. Agora querem exigir que eu use cartão de crédito? Aham, tá bom, gosto do meu nome limpinho, moça (sou a diferentona do "à vista"). Perdi MESES só para fazer isso, só porque eu não quis deixar de exercer minha liberdade de escolha em não ter um cartão de crédito. Perco a oportunidade, mas não faço MESMO! Fora que no site não tem nada disso, nem mesmo um valor estipulado para abrir a conta, mas eles forçam demais. GENTE QUE NÃO TEM O QUE FAZER! Gente que tem preguiça me irrita demais, ainda mais quando todos podem sair ganhando, seja em lucros de venda, grande demanda ou até mesmo por ser respeitado, ninguém se aproveitar da ingenuidade ou paciência.


Nossa, você está sendo uma pessoa chata, que reclama de tudo.
Ah, estou? Então depois não me venha com papo que o Brasil precisa mudar, até porque ele muda a partir de suas atitudes. Se todos fizessem algo pelo país sairíamos ganhando e muito. E é com essa frase que encerro esse meu querido texto, que exponho minha raiva, vergonha, nojo e que me deixa com depressão por estar cada dia pior, por saber que há anos o nosso país foi uma potência, com moeda forte e valorizado por muitos.


Um país melhor só depende de nosso esforço e disposição, pois a batalha é demorada e possível de vencer.

Quer saber mais sobre História? 
Fique ligado que vem mais post por ai!
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!
Tem algum assunto que queira saber? (opinião, culinária e/ou História)
Mande um email para digoquefrito@gmail.com
Até mais, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário